Telemarketing consultivo existe

Telemarketing consultivo existe

Em meu último post “Telemarketing nas relações de B2B funciona?”comentei sobre ações de telemarketing utilizadas por empresas de serviços B2B. Abaixo, destaco alguns exemplos práticos do papel do telemarketing nessas empresas:

Geração de leads:
Para prospecções de mercado e busca de novos clientes, o telemarketing pode ser a uma porta de entrada com o agendamento de visitas de apresentação de soluções.

Pesquisa de satisfação:
As empresas que não efetuam regularmente pesquisas formais de satisfação junto a todos os seus clientes, podem utilizar o telemarketing para suprir esta função. A cada término de serviço ou entrega, um operador de telemarketing pode entrar em contato com o cliente para fazer algumas perguntas no intuito de medir o seu grau de satisfação em relação ao serviço prestado.

Apoio na organização de eventos:
Digamos que uma empresa esteja organizando um workshop e tenha enviado convites por e-mailmarketing ou correio, ela pode utilizar recursos de telemarketing para confirmar a participação dos convidados.

Recebimento de chamadas de prospects:
Se uma empresa realiza uma campanha publicitária que estimule o recebimento de contatos de interessados nos seus serviços, ela pode destinar um operador de telemarketing receptivo para atender aos chamados e dar encaminhamento à área de vendas.

Atendimento ao cliente:
A Internet nos dias de hoje é o caminho mais curto entre a empresa e o consumidor, entretanto, no mundo corporativo os clientes empresariais ainda preferem um contato direto e humano para apresentar os seus problemas. Por isso, um departamento de SAC ou Ouvidoria são fundamentais.

Isso tudo sem contar com a atribuição do telemarketing nas ações de cobrança.

Os hábitos dos clientes podem mudar, as variações do mercado também, mas uma coisa é certa, o telemarketing sempre ocupará um papel importante nas empresas de B2B, tanto no apoio às ações de relacionamento e comunicação, quanto nas vendas, ajudando na conquista de novos negócios

Por Priscila Falchi

Publicado originalmente no blog Implantando Marketing

Sobre o Autor

marketing administrator

Deixe uma resposta