E-mail marketing como ferramenta de comunicação de Marketing de Serviços B2B (parte 3)

E-mail marketing como ferramenta de comunicação de Marketing de Serviços B2B (parte 3)

Em meu post anterior sobre e-mail marketing comentei sobre os passos para a elaboração de campanhas de e-mail marketing nas empresas de serviços B2B. Neste post detalharei o processo de envio das mensagens.

A forma como o e-mail é enviado também requer atenção pelo profissional de marketing. No caso da base de dados for muito grande, o ideal é automatizar o disparo e fracionar o mailing em lotes de envio. Para este fim, existem sistemas específicos de postagem on-line.

Algumas ferramentas podem ser compradas e instaladas na empresa e outras podem ser terceirizadas. A vantagem destas ferramentas, além de evitar que a mensagem caia na lista de IPs bloqueados, é a geração de relatórios que permitem saber quem recebeu o e-mail, quem abriu, quem deletou sem ler e quem clicou nos links internos.

Alguns softwares oferecem integração com mídias sociais e integração com diferentes plataformas, como, Google Analytics, PayPal e o sistema de CRM como, por exemplo, o Salesforce.

Quanto aos preços, os planos de envio podem variar de acordo com a quantidade de e-mails enviados, número de contatos e periodicidade de envio. No entanto, alguns softwares oferecem versão trial, gratuita para teste, que permite conhecer a ferramenta antes de tomar a decisão de compra.

Definidos o conteúdo, a formatação e a ferramenta de envio, o último passo da elaboração da campanha de e-mail marketing é a determinação a periodicidade de disparos. Não é recomendável sobrecarregar a caixa de e-mails dos destinatários com mensagens enviadas repetidamente. Assim, como se deve evitar o envio de mensagens no início da semana, segunda-feira de manhã, ou às sextas-feiras à tarde.

Ao elaborar uma mensagem clara e tomar as precauções necessárias, os profissionais de marketing das empresas de B2B podem conseguir grande sucesso com as suas campanhas de e-mail marketing, ampliando a possibilidade de geração de leads com baixo investimento, alinhados aos objetivos do negócio.

Por Priscila Falchi – Publicado originalmente no blog Implantando Marketing

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