E-mail marketing como ferramenta de comunicação de Marketing de Serviços B2B (parte 2)

E-mail marketing como ferramenta de comunicação de Marketing de Serviços B2B (parte 2)

No meu post anterior falei sobre a importância do e-mail marketing no processo de comunicação de marketing nas empresas de serviços B2B.

Neste texto detalharei um pouco mais sobre o processo de elaboração de uma campanha.

Numa campanha de e-mail marketing, a base de dados é um dos principais fatores de sucesso. O mailing bem segmentado garante que a mensagem seja direcionada somente aos clientes em potencial e com interesse no assunto. Dependendo dos produtos ou serviços oferecidos, é recomendável enviar os e-mails diretamente aos responsáveis pela área de interesse nas empresas, ao invés da área de compras.

O conteúdo é um ponto de importância na elaboração do e-mail marketing, uma vez que, quanto mais claro e conciso for o texto, maior será a chance de despertar a atenção dos destinatários. A mensagem deve ser bem formatada e indentada para ter uma boa apresentação. E as frases devem ser objetivas e com uma abordagem adequada ao seu público-alvo.

Para que o e-mail não seja classificado como SPAM pelos servidores dos destinatários, é preciso observar alguns cuidados, como, não informar um endereço de e-mail no texto diferente do e-mail do remetente. Não utilizar pontos de interrogação ou exclamação no título. Não utilizar somente imagens, ao invés de textos, entre outros fatores.

O título do e-mail requer atenção, por ser o primeiro ponto de contato do leitor. Se não contiver um assunto interessante, o destinatário tende a deletá-lo sem ler.

Ao final do texto é imprescindível conter uma opção de cancelamento (opt out), caso o destinatário deseje solicitar a retirada do seu contato do mailing de envio para não receber mais as suas mensagens.

Depois de tudo pronto, deve ser feito um teste de envio para um e-mail particular. Com isto, é possível identificar possíveis falhas e realizar as alterações necessárias antes do envio para toda a base de contatos.

Na próxima semana explicarei as melhores práticas para o envio do e-mail marketing.

Publicado originalmente no blog ImplantandoMarketing

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