E-mail marketing como ferramenta de comunicação no Marketing de Serviços B2B (parte 1)

E-mail marketing como ferramenta de comunicação no Marketing de Serviços B2B (parte 1)

Nos dias de hoje o grande desafio das empresas é obter mais lucratividade e com menos custos.
Os investimentos em Marketing tendem a diminuir a cada ano na proporção em que aumenta a exigência por melhores resultados.

A área de marketing ocupa papel de destaque nesta balança, no desenvolvimento de estratégias de comunicação assertivas com menos investimentos e que viabilizem a geração de novas oportunidades.
Nas relações de business to business o e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta de Marketing Direto, utilizada para gerar leads, divulgar produtos e serviços, reforçar a marca, melhorar o relacionamento com novos clientes e estreitar a comunicação com o público alvo.

O grande desafio é fazer com que os seus e-mails sejam abertos e lidos pelo seu público-alvo.
Embora pareça uma ação simples, a elaboração de uma campanha de e-mail marketing requer atenção e alguns cuidados fundamentais para que as suas mensagens não sejam confundidas com SPAMS.
Quando falamos especificamente das empresas de serviços B2B, a relação entre o mercado e a companhia está diretamente ligada à figura do consultor de vendas ou gerente de contas.

Dessa forma, um dos cuidados é a utilização do endereço de remetente do próprio contato de vendas. Isso aumenta a credibilidade da mensagem e gera um link maior com a empresa proporcionando melhores resultados do que enviar uma mensagem genérica por um endereço de e-mail corporativo. A probabilidade de se abrir um e-mail de uma pessoa conhecida é muito maior do que e-mails de empresas.

Outro cuidado importante é com o conteúdo da mensagem, pois não adianta desenvolver um e-mail com layout chamativo se o texto não for de real interesse do seu prospect. É importante que as respostas sejam configuradas para ir tanto para a área de vendas quanto para o marketing, para que este consiga mensurar os resultados e agilizar o processo de retorno.

As campanhas de e-mail marketing demandam baixos investimentos e têm grande poder de penetração junto ao público alvo, desde que elaboradas com técnicas e critérios adequados às boas maneiras da comunicação on-line.

No meu próximo post detalharei um pouco mais o processo de elaboração de uma campanha eficaz de e-mail marketing B2B.

Escrito por Priscila Falchi – Publicado originalmente no blog Implantando Marketing

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