O conceito de shopper marketing

O conceito de shopper marketing

shopper marketingO consumidor moderno vive um momento em que as suas decisões de compra são embasadas em uma ampla gama de informações sobre os produtos de interesse.

No passado se uma pessoa desejava comprar uma mera geladeira, ele precisava simplesmente se dirigir a uma das poucas lojas do mercado e escolher um dos únicos três modelos disponíveis.

Hoje para comprar uma simples geladeira o consumidor pode escolher qualquer loja, em qualquer shopping center ou rua em qualquer dia da semana e horário, inclusive aos domingos. Sem contar com a internet em que ele pode comparar preços e funcionalidades de dezenas de modelos e marcas. O alto número de produtos similares faz com que o processo de compra seja mais criterioso e o consumidor mais exigente. A alta gama de opções deixou o consumidor suscetível às interações com os lojistas e possibilitou trocas de experiências com poder de influenciar a sua escolha.

Diante desse quadro surgiu há poucos anos o conceito de shopper, que se trata do consumidor que toma as suas decisões de compra de acordo com critérios e análises específicos e tem a experiência de compra influenciada pela forma de comunicação com que se depara no ponto de venda.

Com isso surgiu também o conceito de shopper marketing, que é uma especíe de evolução trade marketing que visa analisar e conduzir o comportamento de compra criando experiências do consumidor junto às marcas para estimular a conversão de compra no ponto de venda.

Segundo os autores Rafael D’Andrea, Matheus Alberto Cônsoli e Leandro Angotti Guissoni em seu livro “Shopper Marketing – A nova estratégia integrada de marketing para a conquista do cliente no ponto de venda”, “o conceito deve ser compreendido como uma evolução do marketing ao consumidor e do gerenciamento de categoria. O shopper marketing é o elo entre o trade e os clientes. A estratégia é construída em cima de todos os pontos de contato com o consumidor, a partir das decisões que ele está fazendo ao adquirir um produto, desde a escolha da marca até o canal da compra.”

Em uma matéria de Cláudio Martins do Mundo Marketing publicada no site administradores.com.br são apresentados diversos pontos de interesse relacionados ao conceito de shopper marketing. Confira Conceito do shopper marketing já é parte da estratégia de grandes marcas no Brasil

Por Priscila Falchi

Sobre o Autor

marketing administrator

Deixe uma resposta