10 Dicas para aumentar as vendas de serviços B2B

10 Dicas para aumentar as vendas de serviços B2B

Marketing de serviços

Marketing de serviços

Nas empresas de serviços B2B a atuação do Marketing normalmente está profundamente ligada à área de Vendas Consultivas.

O Marketing e Vendas comprometidos com as metas e resultados da empresa trabalham em conjunto no desenvolvimento de estratégias assertivas para a obtenção de novos negócios. Nas consultorias ou empresas de TI, por exemplo, o ciclo de vendas pode durar meses, o que torna cada lead uma oportunidade única e saber como gerá-las e aproveitá-las é uma questão que implica na sobrevivência do negócio. Alguns fatores são decisivos para o desempenho de vendas e a área de marketing pode e deve ajudar neste processo.

Seguem 10 dicas importantes para contribuir com o aumento das vendas de serviços em empresas de BtoB:

  1. Mapeie os seus concorrentes, encontre os seus principais atributos e pontos fracos, compare com a sua própria solução e crie diferenciais competitivos.
  2. Identifique “um mar azul”. Atue um mercado ainda não saturado pela concorrência ou crie novas ofertas.
  3. Segmente o mercado de atuação.
  4.  Gere leads qualificados. Isso pode ser obtido por meio de prospecção ativa por uma equipe de apoio a vendas, indicações de parceiros e canais de vendas, campanhas de divulgação, anúncios em mídias dirigidas, além de eventos e participação em feiras.
  5. Crie materiais de comunicação com a linguagem do seu público-alvo.
  6. Vista o “jaleco” do cliente. Procure conhecer todas as particularidades e necessidades específicas do seu mercado de atuação e se apresente como um especialista no segmento a ser trabalhado.
  7. Mantenha foco na solução que os seus clientes realmente precisam e não no que você quer vender. Crie empatia com transparência e ética. Ofereça soluções que agreguem VALOR ao cliente e compartilhe os possíveis riscos.
  8. Crie o senso de urgência. Monte campanhas para aceleração de vendas para incentivar o fechamento dos negócios com descontos pontuais, oferta de benefícios adicionais às propostas apresentadas por tempo limitado.
  9. Pratique ações de up-selling e cross-selling.
  10. Trabalhe em relacionamento e networking, desenvolva um programa de CRM esteja a par do grau de satisfação dos seus clientes.

Por Pricila Falchi – Publicado originalmente no blog Implantando Marketing

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