Como os profissionais analisam um site?

Como os profissionais analisam um site?

Por Marcos Moraes – Associado do Projeto Implantando Marketing

Como três áreas que trabalham juntas analisam um site: o planner, o profissional de conteúdo e o webmaster – todos em busca de um único objetivo ou um conjunto deles: um ótimo desempenho, que por sua voz emplaca nas vendas, na audiência e por aí vai.

Analisar um site é conhecer as tendências da sua audiência. De onde eles vieram e para onde vão os visitantes? Aí vão algumas dicas de como você, da área de marketing, deve ater-se aos relatórios das campanhas online da empresa com o qual você trabalha.

As anotações e perguntas de um planner:

– Clique em um banner
– E-mail marketing
– Mecanismo de busca e palavras-chave
– Os visitantes participam das promoções?
– E que produtos os internautas procuram?
– Caso não concluam uma compra, em que momento abandonaram o processo?
– Estão preenchendo o formulário de cadastro até o final?
– Estão assistindo aos vídeos e baixando os PDFs?
– Dados adicionais sobre seus visitantes como: nome, empresa, e-mail, telefone, idade, sexo, escolaridade, localização geográfica.

Já o pessoal de conteúdo foca nas seguintes questões:
– Quais as páginas e seções mais visitadas
– Qual o tempo de permanência
– O que está sendo mais lido

E os profissionais da Tecnologia da Informação e webmasters?
– Performance do site
– Performance dos servidores
– Principais erros de páginas

Toda e qualquer estratégia de comunicação online começa com o mesmo desafio: melhorar a interação do seu público-alvo com a sua marca ou a do seu cliente. Medir tudo o que acontece dentro da internet é importantíssimo para o sucesso do projeto, do seu site, pois é por meio desses dados que decisões serão tomadas

Fonte: Blog Implantando Marketing

 

Sobre o Autor

marketing administrator

Deixe uma resposta