Como justificar investimentos em marketing

Como justificar investimentos em marketing

Investimentos em marketingAs empresas investem em ações de marketing na expectativa de obterem resultados práticos. Isso significa retorno sobre o investimento mensurado em números e não por interpretações subjetivas. Sendo assim, o uso de métricas e análise de indicadores são os elementos básicos para indicar os caminhos de qualquer negócio.

As atribuições da área de marketing não englobam somente a elaboração de um bom plano de ação e executá-lo com eficiência, mas sim, envolve a análise resultados, identificação de tendências de mercado e do comportamento do consumidor.

Essas premissas básicas de qualquer profissional de marketing são obtidas por meio do conhecimento. Sendo que, conhecimento se dá pela análise de dados e interpretação de padrões, o que requer o emprego de métricas precisas e claras.

A análise sistêmica de dados e a investigação quantitativa são a chave de qualquer conhecimento aplicável como base para definir as ações de marketing e mensurar o seu resultado.

Quando falamos em indicadores me refiro à análise de rentabilidade de um produto, a taxa de churn, o grau de satisfação de clientes, o volume de vendas com e sem promoção, o break even point, entre tantos outros que podem e devem ser mapeados e analisados pela área de marketing.

Para isso, existem muitas ferramentas de apoio analítico que facilitam a tomada de decisão e a análise de resultados, melhorando o alinhamento da área de marketing junto às estratégias empresariais.

A medida em que os profissionais de marketing passam a quantificar suas ações e resultados, mais a área ganha credibilidade e destaque junto à cúpula das organizações, justificando investimentos na área.

Por Priscila Falchi

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