Marketing de serviços B2B: Construindo a credibilidade

Marketing de serviços B2B: Construindo a credibilidade

marketing de serviçosNo segmento de serviços B2B a credibilidade do fornecedor é um dos principais motivos do fechamento de um negócio. Muitas vezes a credibilidade justifica um preço mais alto, uma vez que requer uma estrutura que custa caro manter.

Portanto, para vender um serviço de qualidade é preciso que a empresa prestadora crie condições de mostrar a sua qualidade e competência, criando uma boa imagem junto ao mercado para construir a sua credibilidade.

Sob este aspecto, deve traçar estratégias de marketing que permitam ao cliente perceber a entrega de VALOR na sua oferta. E provar ao seu prospect que é capaz de cumprir o que promete com qualidade e competência.

Antes de tudo, é fundamental identificar as necessidades dos seus clientes em potencial, para focar esforços para atendê-los plenamente e buscar um bom posicionamento de mercado, mostrando os seus diferenciais frente à concorrência.

A área de marketing precisa analisar profundamente o mercado. Muitas técnicas e ferramentas de marketing podem ser aplicadas, entre elas, por exemplo, a analise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats). É a primeira etapa do planejamento de marketing e ajuda a concentrar-se em questões fundamentais, como, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Sendo que forças e fraquezas são fatores internos e oportunidades e ameaças fatores externos.

É necessário analisar as variáveis incontroláveis, como os aspectos sociais, políticos e econômicos do mercado. Assim como, analisar as variáveis controláveis do seu negócio, a formatação ideal do escopo do seu serviço, a elaboração do preço de acordo com as condições específicas da oferta e a mensuração da capacidade de atendimento. Além disso, acompanhar a gestão de pessoas quanto ao atendimento e motivação, alinhar a percepção do ambiente em que o serviço é prestado e mapear fluxos e processos.

Com isto, é possível desenvolver um plano de ação adequado ao atendimento dos seus objetivos e metas. Para atingir as metas é importante mostrar ao mercado a sua capacidade de superação de expectativas e encantamento do cliente. Uma boa estratégia de marketing, clara e transparente ajuda à empresa destacar as suas qualidades, diferenciais e potencial, gerando confiança. Envolve, entre outras ações, o direcionamento do modelo de vendas à proposta de VALOR da empresa para o atendimento aos segmentos de mercado de interesse, maximizando os recursos disponíveis de divulgação e atendimento.

O primeiro passo em rumo à conquista da credibilidade do mercado é a entrega de serviços que proporcionem benefícios perceptíveis. E desenvolver ofertas de produtos e serviços com qualidade e excelência para dar oportunidade de indicações de novos leads por clientes satisfeitos.

A construção de uma imagem corporativa de sucesso é algo que se consegue em longo prazo e depende do comprometimento não só da área de marketing, mas de toda a empresa trabalhando de acordo com o foco e visão do cliente.

Em resumo, para que uma empresa de serviços B2B obtenha sucesso no mercado é preciso de credibilidade, que se origina da sua reputação. E uma boa reputação se constrói pela excelência no atendimento, serviços de alta qualidade, ética e uma carteira de clientes plenamente satisfeitos.

Escrito por  Priscila Falchi – Publicado originalmente no blog Implantando Marketing

Sobre o Autor

marketing administrator

Deixe uma resposta