E-mail marketing Fuja do anti-SPAM e faça sucesso

E-mail marketing Fuja do anti-SPAM e faça sucesso

E-mail Marketing

E-mail Marketing

Por Priscila Soares Falchi

O e-mail marketing sempre foi uma ótima ferramenta de Marketing Direto utilizada por diversos segmentos de mercado para gerar leads, divulgar produtos e serviços, reforçar a marca, melhorar o relacionamento com novos clientes e estreitar a comunicação com o público alvo.
Entretanto, muitos profissionais, por desconhecimento, não utilizam corretamente este recurso, propagando o envio abusivo de mensagens em massa e sem seguir os critérios necessários para não cair nas listas de anti-SPAM.

O fato é que o e-mail marketing sempre será uma ótima maneira de promoção e comunicação de produtos e serviços, principalmente no mundo corporativo. No entanto, para obter bons resultados, é preciso tomar alguns cuidados para que o domínio e o IP do remetente não sejam bloqueados pelos servidores das empresas.

Isso ocorre, devido ao fato da maioria das corporações investirem em sistemas anti-spam que detectam e-mails em massa, principalmente os que não são bem elaborados.

Para ser assertivo numa campanha de e-mail marketing primeiramente deve-se segmentar a base de contatos. Com isso, é possível direcionar a mensagem somente para pessoas com real interesse no assunto a ser tratado.

Em seguida, é muito importante tomar alguns cuidados com a elaboração do e-mail. Por exemplo, não utilizar um endereço de e-mail no corpo da mensagem diferente do e-mail do remetente. A mensagem não montar um arquivo mais de 60% em HTML. Não utilizar pontos de interrogação ou exclamação no título. Enfim, existem outras regras que devem ser observadas para que a mensagem não seja classificada como SPAM.

Também é necessário que ao final do texto exista uma possibilidade do destinatário cancelar o recebimento de e-mails, e solicitar a retirada do seu e-mail do mailing de envio (opt-out).

Outro ponto muito é importante é a forma como o e-mail é enviado, por exemplo, a mensagem não deve ser enviada pelo Outlook.  A maioria dos servidores bloqueia e-mails marketing enviados por esta ferramenta. Para este fim, existem sistemas específicos de  postagem online.
Algumas ferramentas podem ser compradas e instaladas na sua própria empresa, assim como, é possível terceirizar o serviço.

A vantagem destas ferramentas, além de evitar que a mensagem caia na lista de IPs bloqueados, é a geração de relatórios que permitem saber quem recebeu o e-mail, quem abriu, quem deletou sem ler e quem clicou no link da mensagem.

A periodicidade, por fim, também é um ponto de atenção. Não é recomendável sobrecarregar a caixa de e-mails dos destinatários com mensagens enviadas repetidamente. Evite também o envio de mensagens na segunda-feira de manhã ou na sexta-feira à tarde.

A ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) divulga as regras e boas maneiras nas ações de e-mail marketing http://abemd.org.br/AutoRegulamentacao/BoasManeiras.aspx

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