Os desafios do marketing na internet

Os desafios do marketing na internet

Por Priscila Soares Falchi

Empresas enfrentam muitos desafios quando se trata de marketing digital.

Com a velocidade das mudanças na WEB vemos a cada dia surgir uma quantidade enorme de fornecedores de serviços de marketing on-line, novas ferramentas, aplicativos e plataformas. Com isso fica muito difícil para as empresas traçarem estratégias que acompanhem esta evolução.Para criar uma ação em Marketing Digital é preciso inicialmente traçar uma estratégia bem definida antes de partir para a implementação.

Primeiramente é necessário entender o comportamento do seu público-alvo e as suas necessidades, explorar os seus diferenciais e analisar os seus concorrentes.

Depois de ter considerado a sua concorrência, o seu cliente e sua marca, é hora de determinar quais os canais de marketing on-line que você usará.

Um fator importante no desenvolvimento de uma estratégia de marketing na Internet é avaliar o seu próprio site institucional e garantir que ele seja intuitivo, fácil de navegar e entender, que tenha uma comunicação clara e que seja amigável aos motores de busca.

Ser amigável aos motores de busca significa ser construído para ser facilmente identificado e indexado pelos sites de buscas como o Google, com o intuito de que o site apareça nas primeiras posições no resultado de pesquisas por palavras-chaves.

Existem diversas técnicas na construção de websites para torná-los amigáveis aos motores de buscas. Tais técnicas para otimização de sites são chamadas de SEO – Search Engine Optimization e envolvem diversos aspectos, por exemplo, ter código fonte de acordo com as diretrizes W3C – world wide web consurtium, que possua metatags, classificação de palavras chaves, URLs amigáveis, que tenha links do seu site apontados por outros domínios, entre diversas outras técnicas.

As técnicas ajudam a melhorar o posicionamento junto aos sites de buscas, entretanto não garantem colocá-lo nas primeiras posições dos resultados, uma vez que a indexação das páginas é orgânica, sobem naturalmente de acordo com o grau de relevância do seu site em relação ao assunto pesquisado.

Caso o site não consiga obter um bom posicionamento nos resultados de buscas orgânicas e gratuitas há uma forma de aparecer nas primeiras páginas pagando anúncios nos links patrocinados que no caso do Google são chamados Adwords.

Atualmente, tão importante quanto estar presente nas primeiras páginas das pesquisas está a interação direta com seu público por meio das mídias sociais.

Redes sociais como Twitter, Facebook e Google+, além de blogs, fóruns, notícias e vídeos são apenas alguns exemplos de canais de comunicação on-line.

A empresa que deseja desenvolver uma estratégia de Marketing Digital deve avaliar quais as mídias mais adequadas ao perfil do seu público-alvo e quais já são utilizadas pelos seus concorrentes.

Estar presente nas redes sociais também é um aspecto que se reflete nos resultados de buscas do Google e ajudam a empresa a consolidar o seu perfil digital.

As mídias sociais geram relacionamento e a melhor pratica é criar um envolvimento ativo com os usuários. Com relação ao Twitter, por exemplo, não basta ter uma quantidade enorme de seguidores e sim saber se eles estão envolvidos com a sua empresa e quanto estão interessados no que você faz.

As ações de Marketing Digital também envolvem metas, métricas e acompanhamento analítico de resultados. Existem várias ferramentas de monitoramento, como o Google Analytcs que me mede o tráfego no seu site e o Alexa que permite analisar a concorrência.

Traçar uma estratégia de Marketing Digital não é tarefa fácil e demanda esforços, dedicação e foco.

A empresa pode optar por terceirizar o serviço contratando especialistas em Marketing Digital ou se preparar internamente. Para isso, existem cursos, palestras e conteúdo na própria Internet que podem ajudar a empresa a encontrar a melhor caminho.

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